Fresagem
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO II
FRESAGEM
DOUGLAS ELIAS CORTIÇO
JOÃO GÓSS
GUILHERME GROSSL R.
6 DE DEZEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas e dispositivos especiais, é possível usinar praticamente qualquer peça e superfícies de todos os tipos e formatos. Essa operação é chamada de fresagem.
A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. Consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados. Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. O outro é o movimento da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada.
As fresadoras são máquinas de grandes recursos e que se destacam pela forma e modo de trabalhar das ferramentas (fresas). Juntamente com o tôrno mecânico, constitui a base indispensável à realização de quase todos os trabalhos da indústria mecânica (trabalho de metais).
REFERÊNCIAS HISTÓRICAS
De acordo com as referencias históricas a operação de fresamento surgiu entre o final do século XVIII, e início do século XIX. Teve seu ápice nos EUA, no período de descolonização, priorizando a Indústria bélica, pois naquela época buscava-se métodos de fabricação mais rápidos e padronizados para este fim.
Segue abaixo uma imagem de uma fresadora de antigamente, e seus respectivos componentes:
1. Suporte auxiliar do mandril 11. Macaco
2. Braço de comando 12. Alavanca para mudança de avanço
3. Suporte de mandril 13. Limitadores de curso
4. Torpedo 14. Mesa
5. Mandril porta ferramenta 15. Comando do movimento transversal
6. Árvore 16. Comando do movimento longitudinal
7. Aparelho