Fresagem
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
OPERAÇÕES MECÂNICAS I
Professor Miguel Reale
FRESAGEM
Professor MSc. Claudemir Claudino Alves
1- Fresagem
Professor MSc. Claudemir Claudino Alves
É o processo de usinagem com retirada de cavacos que permite modificar a superfície das peças. Para tanto emprega-se uma ferramenta multicortante (fresa) que gira enquanto a peça se desloca segunda uma trajetória qualquer (Fig.1).
2- Método de ação da fresa
A fresa é uma ferramenta que possui vários dentes cortantes e que retira os cavacos por meio de movimentos circulares (Fig.2), para cortar o material, os dentes da fresa têm a forma de uma cunha. Os ângulos da fresa dependem do material e da peça a usinar (Fig.3).
Fig.2 – Método de ação da fresa
Fig.1 - Fresadora
Fig 3 – Fresas quanto aos ângulos
As fresas com grande números de dentes têm a vantagem de reduzir a força de corte por dente, porém não permitem grandes retiradas de cavacos, ( Fig.4).
Fig.4- Grande número de dentes
As fresas com poucos dentes são aplicadas geralmente em materiais moles e, pela própria construção, podem retirar um maior volume de cavacos (Fig.5)
De acordo com o método de ação da fresa, podemos ter uma fresagem tangencial ou frontal, com movimentos discordantes ou concordantes
Fresagem tangencial
Nesse tipo de fresagem, o eixo da fresa é paralelo à superfície que está sendo usinada (Fig.6). O cavaco formado tem a forma de uma vírgula. A fresagem tangencial exige um grande esforço da máquina e da fresa. No acabamento superficial não se consegue baixa rugosidade.
Fig.5- Poucos dentes
Fig.6- Fresagem tangencial
Fresagem frontal
Na fresagem frontal o eixo da fresa é prependicular à superfície a ser usinada (Fig.7)
Fig.7- Fresagem frontal
O cavaco possui uma espessura regular e a máquina é pouco exigida, porque a força é distribuída em vários dentes em processo contínuo.
O acabamento superficial é melhor do que o conseguido com a fresagem