Fresagem
1.
1. O QUE É A FRESAGEM?
Fresagem é um processo de usinagem mecânica que é realizado na Fresadora com ferramentas chamadas fresas. Com a fresagem tira-se o excesso de material da superfície de uma peça para que ela fique com a dimensão e forma que se deseja. Com a fresadora é possível usinar praticamente qualquer peça.
Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. Outro é o movimento da mesa da máquina - chamado movimento de avanço -, onde é fixada a peça a ser usinada.
Podemos usinar metais prismáticos que sejam mais macios (de menor dureza) que a ferramenta utilizada, sendo estes, portanto, a matéria prima dos processos de usinagem com fresadora.
2. COMO OCORRE A REMOÇÃO DO MATERIAL?
É feita pela combinação de dois movimentos executados ao mesmo tempo: a rotação da fresa e o movimento da mesa da máquina (onde é fixada a peça a ser usinada). O movimento da mesa é chamado de movimento de avanço e é ele que leva a peça a ser usinada até a fresa.
Este movimento pode levar a peça contra o movimento de giro do dente da fresa, fazendo assim o movimento discordante, ou então no mesmo sentido do giro do dente da fresa, fazendo assim o movimento concordante. Ambos estão representados na figura 1.
Figura - Movimento Concordante e Discordante
Se o movimento de avanço da mesa for baseado em um sistema de porca e parafuso, com o tempo aparece uma folga que acaba por prejudicar o acabamento da peça podendo até quebrar o dente da fresa, se o movimento utilizado for o concordante. Já no movimento discordante a folga não influi no deslocamento da mesa, não havendo problema algum. Então nas fresadoras que tem o sistema de avanço de porca e parafuso o melhor é usar o movimento discordante.
Um problema encontrado no movimento discordante é que este costuma desgastar um pouco mais a ferramenta, uma vez que neste tipo de