historia do papel moeda
BREVE HISTÓRIA DO PAPEL MOEDA EM PORTUGAL
MUSEU DO PAPEL MOEDA
SERVIÇO EDUCATIVO
2002
1
HISTÓRIA DO PAPEL MOEDA
A nível mundial, o primeiro papel moeda surgiu na China, no séc. VII, na dinastia Tang, para facilitar aos comerciantes o transporte de grandes quantidades de moeda de metal, de baixo valor.
O Museu do Papel Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, possui um exemplar de uma nota chinesa da dinastia Ming 1368-1699. Esta nota valia 100 moedas de bronze usadas no dia a dia, que pesavam 3,5 Kg.
Nota Chinesa
Na Europa, o primeiro banco, é o Banco de Estocolmo que surge na Suécia em 1656.
Depois, segue-se o Banco de Inglaterra em 1694 e o Banco de França em 1700.
O primeiro banco português nasce, não no continente, mas no Brasil, em 1808, no reinado de D. João VI. Este estranho facto relaciona-se com a partida da corte para o Brasil, devido às invasões napoleónicas.
2
BREVE HISTÓRIA DO PAPEL MOEDA EM PORTUGAL
D. Maria I sobe ao trono em 1777, por morte de D. José I, seu pai. Casou com seu tio, o
Infante D. Pedro, e com o Marquês de Pombal uma relação de grande inimizade. O governo de D. Maria I fomentou o comércio e a indústria, incentivou as Artes e as Ciências. D. Maria
I fundou a Casa Pia de Lisboa e mandou edificar a Basílica da Estrela.
Rainha D. Maria I
O papel moeda aparece em Portugal em 1796, no reinado de D. Maria I. A decadência da exploração das minas de ouro do Brasil e o aumento dos encargos do Estado estiveram na origem do aparecimento do papel moeda.
Portugal, saído da guerra do Roussillon, via-se a braços com uma forte crise económica.
Para resolver a situação, a rainha D. Maria assina um alvará em 1796, a autorizar um empréstimo de 10 milhões de cruzados. Como garantia, o Tesouro Real emitiu as
“Apólices do Real Erário”, que venciam juros de 5% a 6 % ao ano.
Dado que, a partir de certa altura tiveram curso forçado há quem