trabalho de pratica resumo carta aos professores
Disciplina: Teoria Geral da Ginástica
Professora: Vanderléa Ana Meller
Acadêmico: Gabriel Angelo de Oliveira
Resumo do texto Ginástica – Cap 2 – Carmem Lucia
O texto de Paulo Freire nos remete primeiramente a pensar sobre o ensinar e aprender que segundo ele caminham lado a lado, pois, ao mesmo tempo em que ensinamos também aprendemos. Por mais que estejamos preparados para ensinar, na prática irão ocorrer novas aprendizagens por conta das experiências que iremos ter, então consideramos da seguinte forma; quanto mais se ensina mais se aprende. É claro que para ocorrer essa aprendizagem de quem está ensinando se deve ao fato de ele ter a mente aberta para ouvir, ser humilde e como diz o texto “disponível a repensar o pensado” rever-se em suas posições.
O texto desperta o interesse no leitor em sempre buscar coisas novas para fazer na nossa cotidianidade educativa, pois existem várias formas de despertar a curiosidade e o interesse do aluno no dia a dia escolar.
Paulo Freire presenciou uma experiência de formação de alfabetizadores com participação de educadores focados no método de ensino teoria/prática, em que cada tarde do curso com duas horas de trabalho com os 25 participantes, quatro candidatos assumiam a direção dos debates e os responsáveis pelo curso assistiam em silêncio, sem interferir, dando suas notas, e no dia seguinte no seminário de avaliação de formação, se discutiam os erros os equívocos e os acertos dos candidatos, entre o grupo inteiro.
O texto fala da importância da leitura na alfabetização e na pesquisa, pois ler não é somente passar os olhos sobre as folhas ou memorizar páginas, mais sim compreender o que está lendo e ser crítico, para isso é preciso obter vários mecanismos de ajuda como os dicionários que vão solucionar as duvidas sobre palavras difíceis e sentido das frases, tornando uma leitura mais interessante e prazerosa. Na aprendizagem dos alunos a leitura e escrita