Relatorio Sensoriamento Remoto
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE GEOGRAFIA
ERICK DANOSKI
HENRIQUE FINATTO
RELATÓRIO FINAL:
DISCIPLINA DE SENSORIAMENTO REMOTO
Porto Alegre,
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
JUSTIFICATIVA 1
MATERIAIS E MÉTODOS 1
RESULTADOS OBTIDOS 2
CONCLUSÕES 5
SUGESTÕES 5
BIBLIOGRAFIA 6
INTRODUÇÃO
O presente estudo abrange a região de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Localizado nas coordenadas 30° 1′ 40″ Sul, 51° 13′ 43″ Oeste. Pretende-se criar um atlas composto de cartas imagens com a finalidade de atualizar os dados planimétricos, utilizando técnicas cartográficas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.
A área de estudo é caracterizada por apresentar vegetação nativa degradada por ação antrópica, áreas de campo e concentração de extratos arbóreos. A geologia apresenta feições oriundas do escudo sul-riograndense, com solos pouco desenvolvidos. O clima é o subtropical, com chuvas bem distribuídas durante todo o ano.
JUSTIFICATIVA
A construção do atlas temático composto por carta imagens tem como justificativa renovar os dados planimétricos da área em questão que estão defasados em cerca de 35 anos, dados estes que provém de antigas cartas do exército brasileiro.
A importância de tal estudo é fornecer à municipalidade dados confiáveis e atuais sobre a região para o planejamento e a tomada de decisões. Utilizando para tal técnicas e ferramentas pertinentes ao sensoriamento remoto, pois as imagens de satélite nos disponibilizam o recurso de monitoramento periódico de áreas de interesse.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados neste estudo constam de imagens obtidas através do satélite orbital LANDSAT ETM 7+, datadas de 31 de julho de 2003. Tratadas e manipuladas no software Idrisi Taiga, no Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG). Canetas coloridas e transparências para executar o processo analógico de interpretação.
As imagens foram tratadas no