ATPS Instrumentos e T cnicas da Atua o Profissional
A finalidade deste trabalho será entendermos mais aprofundadamente a teoria e a prática do profissional de Assistência
Social, sua atuação no âmbito das Políticas Sociais, como é desenvolvido seu trabalho, e de que maneira o Assistente Social pode conhecer a problemática dos usuários e qual o procedimento para que o profissional tire as conclusões necessárias para dar continuidade ao trabalho.
Abordaremos os diferentes questionamentos que o profissional desempenha ao desenvolver o trabalho de abordagem e quais são os instrumentos utilizados para esse procedimento, fazendo registro de todos os procedimentos executados na ação, para dar continuidade ao processo de intervenção.
A Prática Profissional do Serviço Social
O serviço social é conhecido pelas empresas e pelo Estado de interventor das questões sociais, por intermédio das políticas sociais com a finalidade de proporcionar o controle, as mudanças e a reprodução ao material biológico, na vida social dos usuários do serviço social, motivo pelo qual se da o surgimento da história como profissão interventiva.
A atuação no momento de emergência, com políticas sociais a função é de executar sua fundamental importância. O aprofundamento teórico- metodológico do movimento de reconceituação do serviço social, é criticada como uma visão marxista, com o rompimento de caráter meramente executivo que passou a realizar políticas sociais.
É fundamental para conhecer a realidade social, que o profissional seja questionador e crítico, rompendo com algum tipo de aparência. O profissional pode realizar o planejamento da sua ação com propriedade, tendo em vista a mudança dessa realidade. Por isso, o profissional com esse conhecimento pode programar a sua ação com engajamento e segurança, na construção de suas metodologias de ação, (intervenção social, instrumentos e técnicas) no que se refere a objetivos profissionais, analisados a partir da reflexão ética, teórica e política, com métodos de intervenção que defina