sensoriamento remoto aquisiçao de imagens
Disciplina: Sensoriamento Remoto
Prof. Dr. Nilson C. Ferreira
Título do trabalho: Aquisição de imagens utilizando o catálogo de imagens do INPE
Autor(a): Sara Sales de Araujo
Goiânia, 23 de junho de 2013
Sumário
Resumo
A obtenção de imagens a partir dos sensores dos satélites que estão na orbita da Terra é chamado de sensoriamento remoto. O RESOURCESAT-1, um satélite indiano, oferece uma ampla possibilidade de acesso às imagens em diversas resoluções . Existem vários métodos para obtenção dessas imagens, e uma delas será descrita neste relatório, pelo site do INPE.
O LISS III é o sensor que opera no satélite RESOURCESAT-1. Tal satélite também é conhecido como IRS-P6. O sensor presente neste satélite permite a análise de presença de vegetação, a caracterização de culturas e espécies vegetais.
O objetivo deste relatório é a obtenção de imagens da cidade de Carmo do Rio Verde, Goiás, no site do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
1. Introdução
O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada, por isso é chamado de remoto. O veículo mais utilizado para captura de imagens em sensoriamento remoto é, com certeza, o satélite devido a sua melhor relação de custo-benefício, uma vez que ele pode passar anos em órbita da terra.
O programa indiano de Satélites de Observação da Terra IRS (Indian Remote Sensing Satellite) oferece uma ampla possibilidade de acesso às imagens em diversas resoluções e consequentemente aplicações, com satélites especializados em coletar dados de forma temática. O satélite indiano RESOURCESAT-1 ou IRS-P6 possui o sensor LISS-III, em que suas características são descritas na tabela 1.
Tabela : Satélite