Case de solos
Novas Tecnologias Aplicadas ao Estudo de Traçados Rodoviários. ¹
Sérgio Oliveira Barros²
Jean Mark Corrêa Santos³
³
RESUMO
O objetivo deste trabalho é o de limitar e buscar por novas técnicas para lidar com grande aglomeração urbana e aplicação de Geoprocessamento e técnica de sensoriamento remoto nas diversas fases de planejamento, execução e acompanhamento dos projetos urbanos. Uma das práticas estabelecidas para pesquisar novas técnicas é identificar os problemas enfrentados pelos planejadores no passado.
Palavras Chaves: Sensoriamento remoto, impactos ambientais e geoprocessamento, SIG.
1. INTRODUÇÃO
Nunca na história das cidades, os assuntos relacionados com o desenvolvimento do mundo e o controle urbano foi tão crucial para o futuro da humanidade. Isto é verdade não só em termos de quantidade, mas também em termos de qualidade, uma vez que a maior parte do desenvolvimento econômico, social, científico, tecnológico e cultural vai ocorrer nas cidades e em particular na maior aglomeração conhecido como Metrópoles. A crescente urbanização da população mundial é inevitável e irreversível. Isso vai mostrar que é necessário e fundamental que as decisões políticos tomem tecnologias como Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto para o planejamento urbano.
2. DEFINIÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO
Segundo a NORTHERN ARIZONA UNIVERSITY (2001), O sensoriamento remoto é definido como a técnica de obtenção de informações sobre objetos através da análise de dados coletados por instrumentos especiais que não estão em contato físico com os objetos de investigação. Como tal, o sensoriamento remoto pode ser considerado como "reconhecimento de uma distância". O sensoriamento remoto difere assim em sensoriamento in situ, onde os instrumentos estão imersos, ou tocar fisicamente, os objetos de medição. Alguns exemplos comuns de um in situ instrumento é o termômetro do solo. Tradicionalmente, a energia coletada e medida em sensoriamento remoto tem