Gps e sua relação com a matemática
· Descrição: GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) é um sistema de posicionamento por satelite que foi desenvolvido pelo departamento de defesa dos EUA. Ele foi criado para que aeronaves ou mesmo navios militares pudessem determinar sua posição exata na superfície do nosso planeta. O GPS vem sendo cada vez mais explorado, por exemplo, ele tem sido usado na engenharia agrícula, na parte de tupografia, de mecanisação e mesmo na agricultura de precisão que usa bastante a tecnologia da informação. Só no ano de 2000 o serviço de GPS passou a ser oferecido para uso civil com a mesma precisão que tem quando é usado com objetivo militar, antes disso os dados fornecidos tinha uma espécie de erro proposital de aproximadamente 90 metros, hoje podemos usar o GPS com uma precisão bem maior.
· Funcionamento: Como já foi dito acima, o GPS trata-se de um posicionamento por satélite, basicamente os satéletes transmitem sinais a partir do espaço que são usados pelo aparelho receptor para calcular a posição de cada usuário, como você pode ver no esquema abaixo.
Até 1994 o sistema GPS contava com vinte e quatro satélites em órbita que trafegavam em torno da Terra em grupos de quatro satélites, totalizando seis órbitas diferentes. Hoje já são cerca de trinta satélites ativos, cada satélite demora cerca de doze horas para percorrer uma órbita completa e possuem um ângulo de visualização sobre a Terra de vinte e oito graus ( 28°). Esse número de satélites é necessário para que cada ponto do globo terrestre a qualquer momento seja no mínimo visualizado por quatro satélites, mas em certos momentos alguns pontos podem ser visualizados por até dez satélites. Para o funcionamento do GPS são necessários três segmentos, o espacial que são os satélites, o segmento de controle que são as estações terrestres de gerenciamento e o segmento do usuário que é o receptor GPS. A principal estação de controle fica no EUA, Colorado. As estações