contribuições matematicas para o gps
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UMA
CONTRIBUIÇOES MATEMATICAS PARA O GPS
Curso: Engenharia de Computação Professor TIDIR: Elson de Abreu Rocha Junior
Ana Claudia Vieira, Felipe Menezes Tavares, Jean Lucas Anjos, Henrique Benfica, Henrique Almeida, Mateus Henrique, Pedro Henrique da Silva.
Resumo⎯ Este artigo tem como escopo o estudo do conceitos matemáticos para a criação do Sistema de Posicionamento Global tal como suas funções e a criação de um protótipo cujo possa simular de maneira simples os conceitos geodésicos e matemáticos utilizados neste sistema.
Palavras-chave⎯ GPS, Receptor, Satélite, Trilateração.
1. INTRODUÇÃO
Segundo VALDEMARIN (1988)data – se que a provável primeira contribuição racional para o ser humano, foi quando este percebeu que viver em grupo era melhor que viver sozinho. Esse episódio evidenciou o quanto os conhecimentos lógicos e matemáticos moldaram a vida do homem atual, e os mesmos conhecimentos foram cada vez mais, sendo necessários na estrutura social. Depois da estruturação de “sociedade” o homem deixou de ser nômade e fixou em cavernas para procriação e caça após isso saber se localizar era de em suma importância, pois constantemente era necessário voltar para “casa” após as atividades rotineiras.
Os primeiros instrumentos para localização geográfica eram extremamente rudimentares como pontos de referência (rios, montanhas e estrelas), sinais de fumaça e trilhas além de outros. O primeiro grande avanço foi no século XIV durante as grandes navegações onde instrumentos mais elaborados como a bússola, astrolábio, mapas e a luneta foram popularizados, de fato não foram feitos nessa época mais sim consumidos em larga escala. Com a grande necessidade do homem de saber onde estava, melhores locais para o comércio e de conquistar novas fronteiras estes instrumentos foram sofrendo melhorias, já que, eram muito usados. Contudo, estes instrumentos só proporcionavam