COMO FUNCIONA O GPS
O surgimento do GPS No início dos anos 70, os Estados Unidos da América começou a desenvolver o GPS, originalmente com propósitos militares, com o intuito de localizar suas unidades militares e lançar armas com precisão. Na Guerra do Golfo, em 1991, essa tecnologia nasceu como projeto de defesa nacional: uma ferramenta de defesa que permitia navegar pelo deserto com facilidade e precisão. O GPS provou sua utilidade operacional e militar nessa época. E em 1995 atingiu capacidade operacional plena.
O que é GPS?
GPS é a sigla de “Global Positioning System” que significa Sistema de Posicionamento Global. É um sistema de navegação por satélite com um aparelho móvel que envia informações em tempo real, sobre a posição de algo, em qualquer local, horário e em qualquer condição climática. É desenvolvido e controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.
Modelo de receptor GPS (Site www.brasilescola.com)
É formado por três segmentos: o espacial, de controle e utilizador.
O segmento espacial: composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais.
O segmento de controle: responsável pelo monitoramento das órbitas dos satélites.
O segmento do utilizador: é o receptor GPS, responsável pela captação dos sinais fornecidos pelos satélites.
O GPS funciona, basicamente, com uma constelação de 24 satélites que orbitam a Terra duas vezes ao dia (cada um), emitindo sinais de rádio a uma dada frequência para receptores localizados na Terra, onde são decodificadas as informações e fornecidos a latitude, longitude e altitude.
Funcionamento do GPS O GPS funciona a partir de uma rede de 24 satélites na órbita da Terra que trocam sinais com o seu dispositivo e, a partir disso, são capazes de dizer onde você ou algo está na superfície terrestre, a sua velocidade, altitude em relação ao mar etc.
Triangulação de satélites
(Site http://www.infoescola.com/) Há diversos satélites na órbita que