Entenda como funciona o gps
O sistema envia sinais de satélite especialmente codificados que podem ser processados por um receptor de GPS e fornece tempo, velocidade e posição.
Quatro sinais de satélites GPS são usados para computar posições em três dimensões e ainda a faixa de fuso horário na qual se encontra o receptor.
O sistema consiste em três partes: o espaço (na qual se encontram 24 satélites em órbita distribuídos de tal forma que cobrem todo o globo terrestre); o controle em terra, que consiste numa rede de estações de rastreamento localizadas por todo o planeta e o segmento do usuário, formada por todos os receptores GPS e a comunidade usuária do serviço.
Para saber melhor o que é um GPS, o engenheiro da fabricante Navisystem, Maximilian Adelmann explica: “GPS em si é somente um equipamento que marca sua latitude e longitude no exato momento e sempre fica calculando para achar a nova posição quando você está se locomovendo.”
Os satélites GPS circundam a Terra duas vezes ao dia numa órbita extremamente precisa e transmitem informações para ela. Os receptores GPS usam estas informações e a triangulação para calcular a posição exata de quem esta usando o aparelho. Essencialmente, o receptor em terra compara o tempo em que um sinal leva para ser transmitido pelo satélite e chegar ao GPS. A diferença de tempo entre a transmissão pelo satélite e a recepção mostram ao receptor a distância em que este satélite se encontra. Com a medida da distância de alguns outros satélites, o receptor pode determinar a posição do usuário e mostrá-lo num mapa eletrônico.
Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, esses aparelhos foram se tornando cada vez mais precisos, principalmente por serem hoje em dia fabricados com