Trabalho Realidade Aumentada 1
A realidade aumentada (RA) é considerada a tecnologia de ponta que permite uma visão ampliada de forma digital, que percorre o mundo virtual para o real, ou seja, é a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real. Deste modo, para que a realidade aumentada seja possível, é necessário um dispositivo que possa capturar um vídeo e exibir o conteúdo ao usuário em tempo real.
Formado em engenharia elétrica em 1959 na Carnegie Instituteof Technology, e reconhecido pela sua facilidade com a área tecnológica e computacional na época, Ivan Sutherland desenvolveu em 1968, o sistema que é conhecido como marco inicial da Realidade Aumentada, o Head Mounted Display, ou HMD como é mais conhecido. Obviamente o sistema não possuía grande qualidade de imagens, essas que eram constituídas apenas por wireframes. O “capacete” era pesado, portanto era fixado ao teto do laboratório de Sutherland, conforme foto abaixo.
Figura 1 - Head-Mouted Display desenvolvido por Sutherland.
Até esse momento o termo Realidade Aumentada ainda não existia. Somente na década de 90, surge o conceito atual, popularmente chamado de RA. Um conceito bastante aceito que explica com exatidão do que realmente se trata essa tecnologia:
“Realidade Aumentada é a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais.” (Kirner, T.G., 2008) Após o primeiro passo dado por Sutherland, logo após começaram a surgir mais pesquisas e o desenvolvimento de sistemas voltados para a Realidade Aumentada, ou Realidade Virtual como era mais conhecido na época. Em 1975, Myron Krueger , um artista americano, desenvolveu o “Videoplace”, um sistema capaz de detectar qualquer tipo de movimento realizado pelo usuário, criando assim uma completa Realidade Virtual. Altamente inovador