Aplicaçoes de software livre na implementaçao de um guarda roupa virtual
FERNANDES, Paulo Henrique1, TRINDADE2, Ademar Alves.
FACULDADE DO PANTANAL – FAPAN
Paulo@atopdoeste.com.br
RESUMO
O presente trabalho teve como objetivo a construção de um protótipo de provador virtual, usando como base a realidade aumentada, mas com um diferencial característico desta tecnologia, a não utilização de marcador.
Um dos requisitos essenciais utilizados para construção do protótipo foi facilitar o uso do browser, para isso, utilizou-se a biblioteca Ostrich para flash, escrita na linguagem ActionScript. Foram também estudadas e analisadas outras bibliotecas para a detecção de movimento utilizando a linguagem ActinScript 3.0, porém a Ostrich foi a biblioteca escolhida, pois facilita a implementação dos recursos propostos no protótipo.
A escolha desta biblioteca se deu pela facilidade do entendimento que cada classe presente na mesma faz, e pela facilidade de execução da aplicação pelo usuário final do protótipo e pela portabilidade que o Flash traz para a web.
Depois de concluída a construção da aplicação do protótipo, um cenário de testes foi montado no laboratório de sistemas de informação nas dependências da Faculdade do Pantanal – FAPAN, utilizando computadores com webcam ligadas onde foram instaladas o protótipo em desenvolvimento.
PALAVRAS-CHAVE: Comércio Eletrônico, interação, Ostrich.
1. INTRODUÇÃO
O trabalho realizado analisou a utilização de novas tecnologias de Realidade Aumentada [9] de sistemas para comércio eletrônico [5], tendo como objetivo facilitar a escolha na compra de produtos onde o cliente tem a possibilidade de experimentar roupas sem ter que ir até a loja. Diante do contexto de aplicação foi desenvolvido um protótipo de um provador virtual, tendo como base uma interface com uma webcam [9] e aplicação de técnicas de rastreamento de movimentos sem o uso de marcadores sendo este a forma de interação comum para Realidade Aumentada [7].
2. MATERIAL E