Energia elétrica
Quantas vezes, em toda sua vida, você já se fez essa pergunta? Poucas provavelmente. A energia elétrica é hoje algo tão comum e necessário, que não nos preocupamos em saber realmente o que é, nem nos damos conta de sua presença - o que só ocorre numa eventual queda de fornecimento.
Para saber o que é energia elétrica, antes temos de entender o conceito de energia. De acordo com a física, energia é a propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho, sendo que esta propriedade pode se apresentar de diversas maneiras.
Além disso, essas manifestações podem se transformar umas nas outras, daí a existência de energias química, mecânica, elétrica, entre outras. A energia elétrica, ou eletricidade, nada mais é do que esse fenômeno descrito acima, mas com o envolvimento de cargas elétricas.
Cargas elétricas e a Lei de Coulumb
Da proximidade de dois corpos com cargas elétricas positivas (elétrons) ou negativas (prótons) resulta uma força de atração ou repulsão, quantificada pela Lei de Coulomb. Foi o cientista francês, Charles Coulomb (1738 - 1806), o primeiro a estabelecer, de maneira experimental, uma expressão matemática para calcular o valor de força entre dois corpos eletrizados.
É dessa lei que nasceu o dito popular "os opostos se atraem": Coulomb constatou que quando um elétron e um próton se aproximam o suficiente para que seus campos de força possam influir um sobre o outro, eles se atraem mutuamente. O mesmo não ocorre quando dois elétrons, ou dois prótons, põem em contato seus campos de força: eles se repelem.
Para designar essas atrações e repulsões, convencionou-se dizer que as partículas possuem algo chamado carga elétrica, que produz campos de força. Os elétrons possuem carga elétrica negativa e os prótons carga elétrica positiva. As cargas opostas se atraem e as cargas iguais se repelem. (Fontes: "Enciclopédia Brasileira de Consultas e Pesquisa", organizada por Ivonete Correia de Moraes -