ARQUITETURA DE TABLETS E SMARTPHONES
Joabe Ventura da Silva
Marcelo José B. M. Oliveira
Marcelo Roberto de Carvalho Júnior
Márcio Ricardo Benetasso da Silva
Victor Dias
ARQUITETURA DE SMARTPHONES E TABLETS
HORTOLÂNDIA
2013
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
Mais do que com celulares, smartphones e tablets são parecidos com os computadores. Por isso o nome Smartphone: Telefone Inteligente ou Telefone Esperto. Pois não só realizam ligações e mandam mensagem de texto. Eles leem e editam documentos, tem GPS, câmera fotográfica e filmadora em HD, acessam internet sem fio, recebem e enviam e-mails, enfim, mantém o seu portador, 24h por dia, conectado com o mundo. Como se não bastasse isso, há milhares de aplicativos dos mais diversos tipos, funções e utilidades rodando nos smartphones e tablets, assim como nos computadores. Mas a grande diferença é que cabe dentro do bolso!
Com o constante e acentuado crescimento das inovações tecnológicas, principalmente com o desenvolvimento da nanotecnologia, podemos dizem, de forma genérica, que hoje em dia “um computador cabe dentro de um celular”, ou seja, de um smartphone ou tablet.
Assim como um computador normal, um smartphone é um conjunto de hardwares que roda sob certo sistema operacional. O texto busca expor características dos principais componentes de hardware utilizados na construção de smartphones e tablets.
2. Arquitetura dos Smartphones e Tablets
2.1. Processadores
É importante frisar que em termos de arquitetura são um computador e um smartphone/tablete são coisas completamente diferentes. Em termos de hardware, o principal componente do smartphone é o SoC (System-on-a-Chip / Sistema-em-um-chip). Um SoC contempla processador, vários tipos de memória, GPU (gráficos) e diversos padrões de conectividade — Wi-Fi, GPS, rádios para telefonia móvel,