GPS - Sistema de Posicionamento Global
1 INTRODUÇÃO AO GPS 3
2 O QUE É O SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL 4
3 TIPOS DE NAVEGAÇÕES VIA SATÉLITE 5
4 CURIOSIDADES SOBRE OS TIPOS DE SATÉLITES DO GPS 9
5 APLICAÇÕES DO GPS 10
6 TIPOS DE SEGMENTO DO GPS 11
7 COMO FUNCIONA O GPS 14
8 TRIANGULAÇÃO DO GPS 15
9 POSIÇÕESDO GPS 16
10 LIMITAÇÕES DO GPS 17
11 BIBLIOGRAFIA 18
1 INTRODUÇÃO AO GPS
Nesse trabalho iremos abordar conceitos fundamentais sobre o funcionamento do Sistema de Posicionamento Global – GPS que a cada dia vem sendo mais presentes em nosso cotidiano.
2 O QUE É O SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL? É um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como informação horária, sobre todas as condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS.
Nos últimos anos tem-se divulgado amplamente um instrumento que está gerando uma profunda alteração nos métodos de trabalho de diversos profissionais. Embora seja conhecido pela sigla GPS, esse equipamento deveria ser popularmente chamado de receptor GPS, já que a sigla GPS compreende todo o sistema formado pelos receptores dos usuários - um conjunto de mais de 20 satélites e várias estações de monitoramento e controle dos satélites. O Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global em português, foi desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos com fins militares, no final dos anos 70 e começo dos 80, mas logo a comunidade científica civil e universitária começou a trabalhar e a pesquisar os usos possíveis desta nova tecnologia. Os métodos de uso e as precisões obtidas através destas investigações ultrapassaram em muito as expectativas originais do sistema.
Decodificando as localizações dos satélites a partir dos sinais de ondas específicas e de uma base de dados interna, levando em conta a velocidade de propagação