Agostinho e Tomás
Para platão o mundo concreto que conhecemos a partir de nossos sentidos é uma reprodução imperfeita do mundo das idéias,essas idéias são a essência dos seres.
A diferença de Agostinho e Platão é que Agostinho introduz a idéia do criacionismo,onde o mundo das idéias é substituído pelo mundo da consciência divina,ele cristianiza o platonismo.
O pensamento de Santo Agostinho vai se tornar as bases filosóficas ,éticas dos pensamento ocidental.
Atribuisse a Agostinho a criação do primeiro currículo e primeira normatização do ensino.
Ele foi um dos primeiros a escrever um tratado sobre a educação, “De magistro”
Ele explica o conhecimento humano pela teoria da iluminação,recebendo iluminação divina
No esforço de conhecimento,nesse esforço espiritual de inteligência nossa consciência recebe uma influência divina,graças a bondade de Deus compartilhamos o próprio conteúdo presente na consciência divina, e assim elaboramos o conteúdo do conceito que tentamos aprender.
Na sua explicação sobre o conhecimento, Agostinho esta querendo mostrar é que é mais que a razão o que importa é a adesão pela fé, então não tenho q pedir da razão que ela comprove a verdade, porque eu já tenho a verdade,eu devo aceita-la tal e qual como ela nos foi transmitida na bíblia. A razão deve ser dada como um auxilio a mais dada pela divindade.Mas o que Deus realmente que é a aceitação pela fé. A razão é um instrumento que vai ajudá-lo na sua tarefa, onde entra a educação, que santo Agostinho vê através sobre tudo com os recursos da linguagem que vai ajudar o homem a organizar os seus conhecimentos, que ele recebeu graças a aceitação e que ele recebe pela fé.Para ele a educação deve ser um esforço de apropriamento da essência humana para levar o homem a perfeição e assim aproximá-lo de Deus, uma educação voltada para o aproprioramento religioso e espiritual do homem sem