12029233993
530 palavras
3 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE
CAMPUS AVANÇADO DE LUZERNA
Resenha Introdução a Metodologia da Ciência
Primeiro Capítulo
Giovani
Luzerna, outubro de 2011.
DEMO, Pedro. Introdução ao Ensino da Metodologia da Ciência. In: Introdução a Metodologia da Ciência- São Paulo: Atlas, 2ed, 1985.
Este é um livro que dá uma visão introdutória do que diz respeito a Metodologia da Ciência. Através de uma linguagem um tanto complexa, pode servir de instrumento para iniciantes na área de estudos científicos.
O autor considera a Metodologia da Ciência uma orientação fundamental para uma melhor visão das Ciências ditas sociais, servindo de modelo, ou também referencial para as ciências humanas.
Demo define algumas particularidades das Ciências Humanas e Sociais. O objeto das mesmas é histórico, ou seja, toda raça humana segue um padrão indiscutível: nasce, cresce, amadurece, envelhece e morre. A partir dessa idéia diferem-se as Ciências Humanas e Sociais das Ciências Exatas e Naturais.
As Ciências Sociais, teriam algumas pré-condições que exigiriam um método específico: o fato da identidade do objeto de estudo ser histórico e estar em constante transformação; o fato deste objeto possuir uma consciência histórica; a identificação entre o sujeito e o objeto e por fim a manifestação dos fenômenos sociais de modo qualitativo e não quantitativo.
A Metodologia para Demo é um caminho a ser seguido para fazer a Ciência, ou seja, serve como auxílio para a última etapa da Ciência que é a pesquisa.
A pesquisa, abordada pelo autor ainda neste primeiro capítulo, é apontada como atividade básica da Ciência, que exige aprofundamento e, em nenhuma das situações deve ter caráter superficial.
São citadas quatro tipos de