trabalho de fisica
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE ENGENHARIA CIVIL _ TURMA D
PRÍNCIPIO DE FUNCIONAMENTO DO ELETROSCÓPIO DE FOLHAS DISTRIBUIÇÃO DE CARGA EM UM CONDUTOR.
ROTEIRO 01
Priscila Pinto de Souza 21277120
Thiago Máximo Rezende 21277129
Vinícius Martins Pires de Sousa 21277140
28/02/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A Energia estática é a carga elétrica de um corpo cujos átomos apresentam um desequilíbrio em sua neutralidade. A eletrostática é uma parte da física que estuda os comportamentos e as propriedades das cargas elétricas em repouso em um corpo que de alguma forma ficou eletricamente carregado, também denominado de eletrizado. O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando os átomos de um determinado corpo perdem ou ganham elétrons, ficando dessa forma carregado positivamente ou negativamente. O estudo da eletrostática teve início com Tales de Mileto no século VI a.C. Tales deu início aos estudos da eletrostática, no entanto foi Coulomb que realizou estudos sistemáticos e quantitativos da estática, demonstrando que atração e repulsão entre as cargas elétricas são inversamente proporcionais ao quadrado da distância entre elas.
O estudo da eletrostática é dividido em três partes, que correspondem aos tipos de eletrização. São elas: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
A série triboelétrica foi criada pra classificar os materiais que se eletrizam por atrito, quanto à facilidade de trocarem cargas elétricas. Série triboelétrica é, portanto o termo utilizado para designar uma listagem de materiais em ordem crescente quanto à possibilidade de perder elétrons. Ou seja, quanto maior a facilidade em adquirir cargas positivas, mais alta é a posição que ocupa na tabela.
OBJETIVO
Chegar ao fim do experimento sabendo