Agostinho & tomás de aquino-questões
Os gregos tentam compreender e de tentar explicar o mundo e os seus fenômenos através da razão pura falam que as respostas só são validas quando a uma explicação logica para os fatos já os cristãos matem a fe de que deus criou o mundo e tentam basear suas respostas encima disso não tendo em muitas das vezes uma explicação cientifica e logica .
2-Em que consistia a Teoria da Iluminação natural em Santo Agostinho?
Uma doutrina persa que pregava a existência de dois polos equivalentes e em permanente luta no universo: o Bem e o Mal. A doutrina da Iluminação divina caracteriza-se por uma luz que não é material e que se atinge quando do encontro com o conhecimento da verdade para que o homem possa ter uma vida feliz e beata. O lembrar-se disto, isto é, o recordar-se de um conhecimento prévio é o que o filósofo/teólogo denomina de rememoração de Deus (herança da teoria da reminiscência platônica). 3-Por meio de que argumento Santo Agostinho procura mostrar que o mal pressupõe a existência do bem?
Que o mal não em existência real ou positiva, apenas surgiu na ausência do bem. O mal não é uma substancia, pois se fosse uma substancia seria o bem, pois Deus viu que tudo que havia feito era bom.
O mal é o resultado da liberdade humana, liberdade essa mal conduzida. Deus criou o homem livre e o homem escolheu o pecado. Com isso surgiu o mal moral e o mal físico. O mal metafísico é uma consequência, um castigo de Deus. O mal físico atinge a perfeição natural dos seres e o mal moral na real má vontade que livremente faz o mal.
4-Como Santo Agostinho retomava a VERDADE em suas obras?
Agostinho retoma os princípios platonistas, entre eles o de que existe uma verdade