Trabalho de POLITICA
• A constituição de 1891 ficou em vigor até 1934, no seu artigo 72. Parágrafo 6 declarava: “Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos”, ou seja, não terá influência religiosa, terá apoio dos estados e seus leigos.
• A constituição de 1934, pelo seu artigo 153, declarava: Que o ensino religioso seria facultativo, só seria ministrado de acordo com os princípios da confissão dos alunos manifestados pela concepção dos pais ou seus responsáveis. A escola pública primaria, secundarias e profissional possuirão matérias com cargas horárias. • A constituição de 1937, pelo artigo 183, determinava: que o ensino religioso poderá ser uma matéria de curso ordinário nas escolas primarias e secundarias. Não será obrigatório ter professores de ensino religioso e nem com freqüências compulsórias.
As constituições citadas a cima principalmente a de 1934 e 1937, foram feitas a partir de lutas de caráter ideológico, e essas lutas tiveram inicio na década 1930. As reformas educacionais começaram a ser implantadas em alguns estados pelo apoio do movimento renovador da educação, que reivindicava a institucionalização da escola pública e sua expansão e igualdade de direito da educação.
O conteúdo do “MANIFESTO”
Educação e desenvolvimento:
O manifesto elaborado por Fernando Azevedo e assinado por 26 educadores brasileiros lideres do movimento de “Renovação Educacional”, diz o documento: que se a evolução orgânica do sistema cultural de um país depende de suas condições econômicas, ou seja, junto com a economia deve se crescer a cultura, a educação, a sociedade e a política para poder se modernizar e promover um processo que seja de igualdade a todos onde o manifesto representa a ideologia dos renovadores que é a afirmação de uma consciência e um compromisso justamente por refletir as incoerências do período, mas o manifesto