Trabalho de Piscologia Organizacional
1. No caso da Psicologia, a história tem por volta de dois milênios. Esse tempo refere-se à Psicologia no Ocidente, que começa entre os gregos, no período anterior à era cristã.
Para compreender a diversidade com que a Psicologia se apresenta hoje, é indispensável recuperar sua historia. A historia de sua construção está ligada, em cada momento histórico, às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
2. Os gregos foram o povo mais evoluído nessa época. Uma produção minimamente planejada e bem sucedida permitiu a construção das primeiras cidades-estados (polis). A manutenção dessas cidades implicava a necessidade de mais riquezas, as quais alimentavam, também, o poderio dos cidadãos (membros da classe dominante na Grécia Antiga).
As riquezas geraram crescimento, e este crescimento exigia soluções praticas para a arquitetura, para a agricultura e para a organização social. Isso explica os avanços na Física, na Geometria, na Política (inclusive com a criação do conceito de democracia). Tais avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espirito, como a Filosofia e a arte.
3. -Sócrates (469-399 a.C.), tem como sua principal preocupação o limite que separa o homem dos animais.
Dessa forma, postulava que a principal característica humana era a razão. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade. Ao definir razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, Sócrates abre um caminho que seria muito explorado pela Psicologia.
-Platão (427-347 a.C.), procurou definir um “Lugar” para a razão no nosso próprio corpo. Definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem. A medula seria, portanto, o elemento de ligação da alma com o corpo. Quando alguém morria, a matéria (o corpo)