Trabalho de Nutrição
DIFERENÇA ALIMENTARES NAS DIVERSAS FASES DA VIDA
Aluno: Federico
Semestre: 4º
Professora: Thayonara
NUTRIÇÃO
DIFERENÇA ALIMENTARES NAS DIVERSAS FASES DA VIDA
Brasília - DF 04 de Abril de 2010.
Sumário
Sumário 3
Introdução 4
Recém Nascido 5
Infância 7
Gestante 8
Algumas dicas importantes: 10
Não Gestante 11
Adulto 12
Idoso 13
Necessidades energéticas: 14
Carboidratos 15
Proteínas 15
Lipídeos 16
Vitaminas e Minerais 16
Hidratação 17
Abordagem do enfermeiro “ Onde eu enfermeiro vou atuar nisso?” 17
Conclusão 18
Bibliografia 19
Introdução
Durante toda a vida, o ser humano deve alimentar-se corretamente para garantir a sua saúde. Porém, cada período da vida de cada um, desde o seu nascimento até à morte, exige um tipo de alimentação.
É na infância, por exemplo, que se formam os hábitos alimentares que vão fazer toda a diferença na vida adulta. E é na fase adulta que o corpo passa a ter necessidades específicas de outros nutrientes. Tudo depende da qualidade e da quantidade de nutrientes ingeridos nas diferentes idades.
“A Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável”
Recém Nascido
É quase consensual que o leite humano é o alimento de escolha para ser oferecido ao recém-nascido de qualquer peso e idade gestacional. Pode ser adicionado de nutrientes, quando necessário, mas deve ser substituído somente em casos de contra-indicação ao aleitamento tanto em situações relacionadas à mãe quanto à criança.
Até as décadas de 1940 ou 1950, a assistência ao parto e ao recém-nascido eram