Trabalho de Log Reversa
Neste trabalho iremos falar sobre uma das atividades que mais vem ganhando importância atualmente, a Logística Reversa.
No primeiro capitulo, apresentaremos seus conceitos, que ainda não estão bem definidos por ser um projeto novo no mercado, mas que teve uma grande evolução, a origem da palavra, que tem importantes significados, a evolução da Logística Reversa se comparada aos primórdios do século, seus objetivos e uma comparação entre a Logística Tradicional e a Reversa em diversos fatores.
No capitulo dois, mostraremos o tema mais aprofundado, principalmente as razões que levam uma empresa a utilizar este meio ecologicamente correto de fluxo logístico, os tipos de Logística Reversa que podem ser classificados em pós-venda, pós-consumo e embalagem. Falaremos sobre as categorias de bens que são produzidos e seus exemplos, além de mostrar os fatores que mais influenciaram a eficiência dessa atividade.
No terceiro e ultimo capitulo, demonstraremos a Logística Reversa em seu âmbito nacional, como ela veio crescendo e algumas leis referentes a ela, e alguns exemplos de sua utilização em empresas que se estabelecem no país.
CAPITULO 1 Noções Básicas
1.1 Conceito
Existem inúmeras citações e conceitos para o termo logística reversa devido ao crescimento das pesquisas sobre o assunto e do interesse das organizações. Além disso, na visão de Chaves e Chicarelli (2005, p. 2), o conceito de logística reversa evoluiu, estimulado pelo aumento da preocupação com assuntos referentes à preservação ambiental e à busca pela redução de custos das organizações.
Uma das primeiras conceituações da logística reversa foi dada por Kroon e Vrijens (1995) definido a como “a operação que faz referência aos talentos da gestão da logística e as atividades requeridas para reduzir, gerir e dispor os desperdícios perigosos e não perigosos que provêm do material de embalagem e os produtos”.
Quanto a eles,