Estudo de elementos não lineares
INTRODUÇÃO: Elementos com características não-lineares têm, atualmente, larga aplicação no campo da Eletrônica, sendo usados em retificadores, inversores, amplificadores, dispositivos de comutação, conversores analógicos/digitais e numa infinidade de outros aparelhos e sistemas.
O presente trabalho visa familiarizar o leitor com alguns métodos básicos de análise de circuitos que contenham elementos não-lineares. Para tanto, sempre que possível, são buscadas analogias entre tais circuitos e aqueles lineares, cuja técnica de análise supõe-se já ser de domínio do leitor.
São circuitos que utilizam elementos não lineares para realizar operações de multiplicação, divisão, logaritmo, exponencial, etc. Esses circuitos utilizam geralmente um elemento não linear baseado numa junção semicondutora (diodo ou transistor bipolar).
O diodo é um dispositivo constituído por uma junção de dois matérias semicondutores, cuja principal característica é permitir a passagem da corrente com facilidade .
Já o diodo Zener é um de tipo de dioddo usado para regular a tensão e trabalha em polarização reversa .
MATERIAL UTILIZADO:
- Diodo Zener;
- Editor Gráfico Origin;
- Fonte de tensão contínua;
- Lâmpada;
- Multímetros;
- Placa para montagem de circuitos;
- Resistor.
PROCEDIMENTOS E RESULTADOS:
- EXPERIMENTO I:
Inicialmente, montou-se o circuito. Uma vez montado o circuito, variou-se a tensão da fonte de 1 V até 20 V , em intervalos de aproximadamente 1 V . Os valores exibidos pelo voltímetro e pelo amperímetro foram anotados, considerou-se que a margem de erro do voltímetro e do amperímetro é de 0,05% e de 2%, respectivamente. Em seguida os valores foram transcritos para a tabela abaixo:
V(v)
I(a)
1,10 +- 0,00055
0,076 +- 0,00152
2,06 +- 0,000003
0,101 +- 0,00202
3,04 +- 0,000152
0,115