Trabalho De Lipidios 1
Os lipídios definem um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por um grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Juntamente com as proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos, os lipídios são componentes essenciais das estruturas biológicas, e fazem parte de um grupo conhecido como biomoléculas. Os lipídios se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Embora não apresentem nenhuma característica estrutural comum, todas elas possuem muito mais ligações carbono-hidrogênio do que as outras biomoléculas, e a grande maioria possui poucos heteroátomos.
Embora possam apresentar uma estrutura química relativamente simples, as funções dos lipídios são complexas e diversas, atuando em muitas etapas cruciais do metabolismo e na definição das estruturas celulares. (Internet 1)
Os lipídios desempenham diversas e importantes funções no organismo. Dos alimentos com gordura é que são obtidos, por exemplo, os ácidos graxos necessários para a estrutura das membranas celulares e para a síntese das prostaglandinas. São as gorduras as responsáveis pelo transporte de várias vitaminas, como A, E, D e K. Apenas 1g de gordura é capaz de fornecer 9 mil calorias para o organismo. (Internet 2)
Nesta classe estão incluídos os óleos, gorduras, ceras, hormônios esteroidais, colesterol, vitaminas lipossolúveis e os fosfolipídios. (Internet 3)
Os lipídios desempenham um importante papel no que respeita à qualidade de certos produtos alimentares, particularmente em relação às propriedades organolépticas que os tornam desejáveis (e.g. flavor, cor, textura).
O presente trabalho visa realizar o estudo das reações químicas dos lipídios, relacionando-as com seu processamento tecnológico na indústria de alimentos.