TRABALHO DE CHIA
Carlos Henrique Barros
Francislene J Lemos
Luana Priscila
Rodrigo Alves
Sara Ferreira
AVALIAÇÃO DO TEOR DE LIPÍDIOS TOTAIS E DA
COMPOSIÇÃO EM ÁCIDOS GRAXOS DE SEMENTES SALVIA
HISPÂNICA L (CHIA).
Pouso Alegre - MG
2013
Autores:
Jéssica Franzão Ganzaroli [Bolsista PIBIC/ Fundação Araucária]
Augusto Tanamati [orientador]
Marcos Vieira da Silva [Colaborador]
AVALIAÇÃO DO TEOR DE LIPÍDIOS TOTAIS E DA
COMPOSIÇÃO EM ÁCIDOS GRAXOS DE SEMENTES SALVIA
HISPÂNICA L (CHIA).
Campus de Campo Mourão
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
INTRODUÇÃO
Salvia hispânica L., conhecida como “salvia espanhola”,
“artemisa espanhola”, “chia mexicana”, “chia negra” ou simplesmente “chia”, é uma planta herbácea anual, originaria das áreas montanhosas do oeste e centro de México.
Sua composição físico-química e propriedades nutricionais o transformam em uma significativa fonte de lipídios, carboidratos, proteína, minerais e fibra.
A chia é uma planta com alto valor nutritivo que contém os ácidos graxos poliinsaturados: acido alfa-linolênico, ômega 3, e ácido linoleico ômega-6 . A presença deste ácido graxo poliinsaturado na semente aumenta o interesse pelo estudo de sua composição.
Segundo estudos, a presença destes ácidos na dieta dos indivíduos propicia uma diminuição na incidência de doenças cardiovasculares .
Estudos enfatizam que estes afetam também as funções imunológicas, inibindo a proliferação de linfócitos, a produção de anticorpos e de citocinas pró-inflamatórias; além de manter sob condições normais, as membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.
O objetivo deste trabalho foi determinar o teor de lipídios totais e a composição em ácidos graxos de dois lotes de sementes Salvia hispânica L, por meio de cromatografia gasosa .
METODOLOGIA
Extração dos lipídios. Os lipídios totais foram extraídos utilizando clorofórmio, metanol e água, na proporção (2:2:1), como solventes. O