Portfolio de Introd. a Contabilidade
Sociedade simples, sociedade em conta de participação, sociedade anônima ou companhia, sociedade limitada, sociedade cooperativa e sociedade em comandita simples.
2. Cite os tipos de sociedades mais comuns existentes no pais.
Os tipos mais comuns são a sociedade limitada e a sociedade anônima.
3. Descreva qual é o período base previsto no regulamento do Imposto de Renda, quais as demonstrações financeiras ou contábeis estão previstas na Lei 6404/76, e o que as sociedades anônimas devem elaborar e publicar? O período-base previsto no regulamento do Imposto de Renda (dado pelo decreto n. 3.000/99) é igual ao do ano civil (1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano).
As demonstrações financeiras ou contábeis estão previstas no artigo 176 da Lei n. 6.404/76 e compreendem:
Balanço Patrimonial;
Demonstração do resultado do exercício (DRE);
Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados – DLPA (pode ser elaborada a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, que a substitui – Lei n. 6.404/76, artigo 186);
Demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR);
Notas explicativas.
As sociedades anônimas devem elaborar e publicar as demonstrações financeiras completas e acompanhadas de notas explicativas.
4. Para atendimento de usuário de caráter externo, quais são as demonstrações financeiras produzidas pela contabilidade? Descreva o que deve ser apresentado em cada uma das demonstrações.
As demonstrações financeiras produzidas pela contabilidade são: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL, DOAR e Notas Explicativas.
Balanço Patrimonial: Apresenta a posição financeira e patrimonial da empresa (bens, direitos e obrigações) em determinada data (encerramento do exercício social), representando, portanto, uma posição estática. Em linguagem figurada, é uma fotografia de determinado instante da situação financeira da empresa.
DRE: Apresenta, na forma dedutiva a composição do resultado de