Trabalho de introdução ao estudo do direito
Nome: Rodrigo Pereira Radmann
RA: 3730729810 - 1° Semestre
Professora: Nicole da Silva Paulistsch
1- Quais os pontos comuns entre correntes Sociologistas?
Que o direito é uma ciência ampla, que a lei não é a única forma do direito, que é preciso conhecer a sociedade e suas necessidades para ter uma justiça mais eficaz, sendo que todos os autores citam inúmeros fatores sociológicos para aprimorar a ciência do direito.
No ponto de vista dos autores, se no meio jurídico ter conhecimento dos costumes e cultura é fundamental para poder aprimorar normas e leis de acordo de acordo com as necessidades do meio social, sendo assim direito e sociologia andam juntos, pois, o direito media os conflitos sócias, para obterem e manter a garantia de ordem e bem estar de cada individuo. 2- O que é direito livre? É a busca de normas, que não são sempre coerentes com o direito positivo, tendo em vista a livre investigação do direito, onde a intepretação visa descobrir o sentido do objetivo do texto jurídico, o foco é a sociedade e não o estado. Tendo em vista a correta aplicação do direito e maior eficácia a adaptação da sociedade conforme as necessidades de cada jurisdição. 3- Fale sobre o desenvolvimento histórico do pensamento Sociologistas. Começa vendo o direito como subproduto do meio social, qual envolve politica, sociedade e direito. Os Sociologistas enfatizam que a sociedade é o ponto de visão e cuidado do direito, que o direito vem para proteger as normas e costumes, impostos pelo meio social, que hoje em dia podemos dizer que são diversos devido aos costumes e culturas diferentes.
Cada Sociologistas expõe a necessidade de evolução e aperfeiçoamento das normas e lei de acordo com tempo em que se vive. 4- Como é exercida a influência da sociedade sobre o direito? A sociedade tem divisões, sociais, ideológicas, politicas, culturais e religiosas, com