Trabalho de Hist ria da Educa o no Brasil
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ANNY JERRILYN GOULART DIAS MELO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
CONTAGEM
2014
ANNY JERRILYN GOULART DIAS MELO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Trabalho apresentado na disciplina de História da
Educação no Brasil no curso de História da faculdade Estácio de Sá
Orientação: Professora Lelia Ferreira Branth de Arruda
CONTAGEM
2014
Em 1835 criaram-se as primeiras escolas normais e a formação de professores passou a ser uma preocupação do estado, tendo em vista a pouca qualificação dos mestres-escola e a busca por uma maior uniformidade social.
A primeira reforma educacional republicana coube ao então ministro da instrução, Benjamin Constant, realizada em 1890 e cujo foco principal foi o cientificismo positivista (principalmente para a escola secundária e para o ensino superior).
A pedagogia, então, buscou estabelecer um retrato do aluno sujeito da ação escolar, historicamente identificado com a criança.
O decreto que definia a criação das escolas previa as modificações dos métodos de ensino, na organização escolar e nos mecanismos públicos e de fiscalização da educação, as classes singulares se transformam em grupos escolares, tendo assim o inicio da reforma do ensino primário e técnico profissional.
Os grupos escolares não foram simplesmente um agrupamento de escolas. Eles deveriam proporcionar aos alunos uma sequência metódica e sistemática de ensino, nos moldes recomendados pela ciência pedagógica. Por isso, conforme seu aproveitamento os alunos deveriam passar por classes sequenciais, que lhes proporcionassem progressivo aperfeiçoamento intelectual, físico e moral, com vistas a torná-los cidadãos úteis à República.
Para a formação de professores, foi criado o Instituto de Educação de Minas Gerais (também conhecido como IEMG) é uma das mais tradicionais escolas públicas de Belo Horizonte. Fundada em 1906, originalmente, preparava apenas moças para o