Trabalho De Hist Revolucao Francesa
Ana Flávia S. Araujo n°40
Carlos Eduardo n°04
João Pedro n°
Nathalia O. Santana n°30
REVOLUÇÃO INGLESA
São Paulo
2014
Introducao
No século XVII, a Inglaterra viveu um período de transformações sociais e políticas conhecido por Revolução Inglesa. Teve início em 1640 e fim em 1688/89 com o golpe de Estado. Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, limpando terreno para o avanço do capitalismo. Deve ser considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa. Naquela época, os elementos da nobreza e os pequenos proprietários de terras começaram a exportar seus produtos a outros países da Europa e conforme a exportação aumentava, os proprietários de terras iam expulsando famílias camponesas das terras. Essa prática recebeu o nome de cercamento. Os camponeses foram obrigados a irem para as cidades buscando empregos com baixos salários nas manufaturas e nas pequenas fábricas que iam surgindo. Dessa forma, os industriais e os comerciantes enriqueceram rapidamente.
O governo de Carlos I, o início das tensões que conduziram à Revolução Inglesa.
Revolucao Puritana
O início da revolução se deu quando os parlamentares puritanos e presbiterianos se revoltaram contra o absolutismo, porque tentaram impor o anglicanismo aos ingleses, escoceses e irlandeses, mas os puritanos e presbiterianos reagiram e foram perseguidos, presos e castigados pelo governo. Em 1641, os irlandeses promoveram uma rebelião a fim de se libertarem da Inglaterra. O Parlamento organizou o exército para sufocar a rebelião irlandesa mas negou-se a confiar o comando do exército ao rei. Com isso Carlos I invadiu o Parlamento com seus guardas pessoais e prenderam os cinco principais líderes da oposição.
A burguesia, descontente com o possível governo católico que se instaurava na Inglaterra, e os camponeses, insatisfeitos com o empobrecimento causado pelos cercamentos,