BINLADEM
O Brasil foi marcado por vários conflitos internos, como a queda da Monarquia e instalação da República que foi um dos momentos que mais se destacaram na história brasileira, porem neste presente trabalho iremos falar de outros conflitos brasileiros na qual um deles foi a chamada Guerra de Canudos (1896 – 1897), que foi um confronto entre a população de fundo sócio - religioso e o Exército da República. Outro conflito bastante marcante na história brasileira foi a Revolta da Chibata, que ocorreu no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro, onde neste período os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos, na qual esta situação foi umas das principais causas que levou a revolta.
No início do século XX ocorreu outro fato muito importante para história brasileira, a Revolta da Vacina, que foi a reação da população à campanha de vacinação obrigatória, posta em pratica pelo sanitarista Oswaldo Cruz.
Tendo em vista todas as guerras-revoltas tidas neste período aqui no Brasil um fato bem marcante que iremos ver mas profundamente neste trabalho é a Greve dos Operários de 1917 em São Paulo, que entre as principais greves operárias ocorridas no Brasil durante a Primeira República teve o mesmo motivo de luta que era o aumento salarial, melhores condições de trabalho, melhores condições de vida, e uma legislação previdenciária com seus direitos trabalhistas e sindicais, onde está greve teve como estopim a morte de um jovem trabalhador, morto pela polícia.
No período em que estávamos no movimento pré- grevista, nos estados do Paraná e Santa Catarina ocorria a Guerra do Contestado que foi um conflito que aconteceu entre outubro de 1912 e agosto de 1916 em uma área territorial de disputa de terras entre os dois estados que envolveu cerca de 20 mil camponeses, que se viram tendo que enfrentar as forças militares dos poderes estadual e federal. Esse território sofreu com muitas disputas no decorrer dos anos, tanto política quanto