1 Lei Termodin Mica
Transferência de energia num sistema
A energia interna de um sistema pode variar (aumentar ou diminuir), sempre que recebe ou perde energia como calor; trabalho e/ou radiação.
Transferência de energia sob a forma de trabalho
Transferência de energia sob a forma de calor
Transferência de energia por radiação
Radiação
Toda a luz incidente é absorvida pelas moléculas do gás que ficam com maior energia cinética, o que se traduz por um aumento da energia interna do sistema, dado o aumento da temperatura.
Neste caso:
Ei = R
As microondas usadas nos fornos das cozinhas são facilmente absorvidas pelas moléculas que entram na constituição dos alimentos
(sobretudo as moléculas de água).
Calor
Consideremos um sistema que contém um gás a determinada temperatura em contacto com uma parede a temperatura elevada (ou uma fonte térmica). As moléculas constituintes da parede possuem maior energia cinética. Transferem energia, como calor, para as moléculas constituintes do gás, que se encontra a temperatura mais baixa.
Estas adquirem maior agitação e, consequentemente, maior energia cinética.
Neste caso, o aumento da energia interna ficou-se a dever totalmente à transferência de energia sob a forma de calor. Deste modo:
Ei = Q
Trabalho
Suponhamos um gás contido num recipiente cilíndrico munido de um êmbolo e que está isolado termicamente. A força exercida no êmbolo realiza trabalho sobre o sistema. O gás comprime-se e os seus corpúsculos constituintes agitam-se cada vez mais. Adquirem maior energia cinética. Deste modo, por ação da força exercida sobre o êmbolo é transferida energia para o sistema através trabalho, W.
Então, o trabalho realizado representa a transferência de energia entre o sistema e a sua vizinhança.
Neste caso:
Ei = W
Experiência de Joule
Com este instrumento Joule realizou experiências em que verificou que a agitação das pás do calorímetro resultava no aquecimento da água no seu interior.
Joule verificou que, para uma