Roma Antiga 1
A civilização romana deixou uma herança para o Mundo Ocidental que ultrapassa os campos da literatura, arquitetura e direito. De uma pequena aldeia, virou um grande Império (um dos maiores da antiguidade). Conquistando territórios importantes, abriu caminho para seu crescimento e ascensão.
Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.C. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo.
Segundo a Mitologia, Roma nasceu após os gêmeos Romulo e Remo, que quando crianças foram jogados por Amúlio as margens do Rio Tibre para pudesse sozinho governar Alba Longa. Porém, uma loba achou-os e amamentou-os depois deixou os irmão aos cuidados de uma família camponesa. Ao atingirem a fase adulta voltaram para se vingar de Amúlio e logo em seguida construíram a cidade de Roma.
O Império Romano destacou-se por ser o grande provedor das leis, a religião, as estradas, a agricultura e a arquitetura. Em seu apogeu em meados do século III, o Império Romano estendia-se desde a Escócia, a norte da muralha de Adriano, até o golfo Pérsico. Incluía também grande parte da Arábia e do Norte da África.
O Romano era tudo que o grego não era; estavam em polos opostos. Onde a Grécia falhava, Roma estava destinada a vencer, mas veio a errar onde o Grego tinha sido mais brilhante.
A arquitetura romana perfilhou a decoração do estilo grego: colunas, frontões, cornija, etc. O Romano olhava a arquitetura antes de mais nada como uma estrutura; absorvia-o a envolvência do espaço, de vastas superfícies, com abóbadas ou cúpulas. Foram também o mais novo-rico da história, pródigo no uso dos ornamentos, da pintura, da escultura, do mosaico, e dos dourados.
Roma foi á primeira de uma longa série que culminou em Viena, Paris e Washington a inventarem a cidade capital. Juntamente com aquela expressão de imperialismo apareceu também a