Trabalho de gestão
(Material pertencente à publicação: OSM uma visão contemporânea – Academia Pearson)
O que é OSM?
A ideia de organização, sistemas e métodos (OSM) é vital no mundo dos negócios. Nas empresas, o departamento de OSM costuma ser responsável por organizar e aperfeiçoar os processos organizacionais. Essa afirmação coincide com o que ensina o professor e conhecido autor Idalberto Chiavenato (2010, p. 4), para quem OSM (que ele prefere denominar SO&M, ou sistemas, organização & métodos) é “a disciplina ou especialidade que trata da definição e do arranjo das principais características de todos os processos nas organizações”.
Uma visão estratégica de organização, sistemas e métodos em uma empresa ajuda a promover, por exemplo, a escolha de procedimentos mais eficientes, o que evita o desperdício de tempo, material e esforço. De acordo com o professor Luiz Carlos D’Ascenção (2007), a “febre” da eficiência só ganhou espaço no Brasil a partir de 1968, quando teve início um conjunto de transformações econômicas.
Aos poucos, os processos empresariais eram submetidos a revisões radicais, a fim de torná-los mais simples e eficazes. O objetivo dessas mudanças era evitar os desperdícios e reduzir os custos — uma combinação indispensável para a inserção competitiva em um mercado voraz. Outro aspecto importante da transformação empresarial diz respeito ao treinamento da mão de obra. Como os funcionários são responsáveis pela execução das tarefas, é imprescindível que eles conheçam estratégias que favoreçam a simplificação e racionalização dos processos. Por conta da crescente procura por estratégias de controle e aperfeiçoamento, os analistas de OSM ganharam espaço e prestígio no mercado de trabalho.
Os investimentos em processamento de dados atingiam somas cada vez mais vultosas, enquanto as questões organizacionais eram deixadas de lado. Novos equipamentos eram comprados na esperança de que a simples