Trabalho de gestão de pessoas
MARCELO MASCARENHAS ROCHA
EDICARLOS SANTOS BARBOSA
ESTUDO DIRIGIDO
1 – EXPLORE OS CONCEITOS DE LIDERANÇA.
Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação.
2 – DIFERENCIE: TEORIA DOS TRAÇOS X TEORIA COMPORTAMENTAIS X TEORIA DAS CONTIGÊNCIAS
A diferença entre as abordagens dos traços e as comportamentais é que as dos traços pressupõem que as habilidades de liderança sejam inatas. As comportamentais, diferentemente, acreditam que essas habilidades podem ser ensinadas. A teoria das contingências, por fim, enfatizou que se deveria, também, enfocar a influência da situação.
3 – COMO A CONFIANÇA AUXILIA A ATUAÇÃO DO LÍDER.
A confiança auxilia a atuação do líder com algumas dimensões básicas que se fundamentam no seu conceito: a integridade se refere à honestidade e à confiabilidade, a competência engloba as habilidades e os conhecimentos técnicos e interpessoais do indivíduo, a consistência está relacionada à segurança, à previsibilidade e capacidade de julgamento que uma pessoa demonstra nas situações e a lealdade é a disposição de proteger e defender uma outra pessoa.
4 – QUAL É A IMPORTÂNCIA DO ENQUADRAMENTO.
É por meio do enquadramento que os líderes determinam se as pessoas perceberão os problemas, como elas os entenderão e se lembrarão deles, e o que elas farão para solucioná-los.
5 – QUAL A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE LIDERANÇA CARISMÁTICA E LIDERANÇA TRANSFORMADORA.
Na liderança carismática, os seguidores atribuem ao líder capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança, onde a liderança transformacional está mais fortemente correlacionada com índices mais baixos de rotatividade, maior produtividade e mais satisfação dos funcionários.
6 – COMO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FAVORECE O TRABALHO DO LÍDER.
É com a incorporação dos cinco componentes da inteligência emocional