Aplicaçao robotica
Aplicação da Robótica na Industria
Os robôs industriais não se parecem com os humanos, mas fazem o trabalho deles, substituindo-os no desempenho das tarefas desagradáveis e nocivas para as pessoas. O conceito do robô industrial foi patenteado por George Devol, em 1954.
Robótica é uma das áreas que esta em constante desenvolvimento, em todo o mundo , hoje a robótica vem com o intuito de facilitar nossas vidas, aplicando-se em diversos setores entre eles, setor industriais, cirúrgicos, entre outros.
A aplicação da robótica na industria e uma realidade, inclusive no Brasil, pois com eles atividades que são perigosas, repetitivas e de muita precisão com eles são realizadas maior qualidade dos produtos, sucesso e rapidez. Em uma linha de produção são capazes de desempenhar funções arriscadas ao manuseio humano, como por exemplo, utilização dos robôs em instalações nucleares para transportar plutônio, substituindo o homem numa tarefa de alto risco.
Já existem robôs que executam tarefas domésticas como cortar grama e limpeza de residências, aplicações que incluem retirada de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, busca e resgate, entre outros. O avanço com que tudo isso acontece é percebido quando ficamos sabendo que empresas estão demitindo trabalhadores que foram considerados desnecessários às suas funções após a implantação de mão-de-obra robótica.
Essa aquisição tem sido facilitada com o preço de mercado que ao ser avaliado o custo benefício empresários não pensam duas vezes para adquirir seus robôs. O que pode ser dito em relação ao mercado de robôs no Brasil, é que se comparado com nossa economia está totalmente defasado e atrasado, pois a robotização iniciou-se na indústria automobilística em 1982 pela Volkswagen, sendo que atualmente é a GM que possui o maior número de robôs. A indústria automotiva é um dos campos que mais utiliza a tecnologia da robótica, onde os robôs são programados para substituir mais de dez