Trabalho de Gestão de Pessoas
Este trabalho tem a intenção de demonstrar a importância do departamento de gestão de pessoas como instrumento de apoio nas decisões empresariais possibilitando assim a melhora no desempenho da organização na busca constante do crescimento.
A área de Recursos Humanos vem passando por um grande processo de transformação dentro das organizações, deixando de ser tratado apenas como departamento de pessoas para se tronar o personagem principal de transformação e progresso dentro da organização. A partir dessas mudanças deixa-se para traz um método de trabalho mecanicista, onde ao empregado cabe apenas a obediências e a execução da tarefa, e ao chefe o controle centralizado, dando espaço para um cenário diferente onde em muitos casos os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores.
Era da industrialização clássica (1900 – 1950)
Este é o período logo após a Revolução industrial e que se estendeu até meados de 1950, cobrindo a primeira metade do século XX. Sua maior característica foi a intensificação do fenômeno da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ou industrializados. Nesse longo período de crises e de prosperidade, as empresas passaram a adotar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pelo formato piramidal e centralizador, com ênfase na departamentalização funcional, na centralização das decisões no topo da hierarquia, no estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento das pessoas. A teoria clássica da administração e o modelo burocrático surgiram como a medida exata para as organizações dessa época. O mundo se caracterizava por mudanças vagarosas, progressivas e previsíveis que aconteciam de forma gradativa, lenta e inexorável. O ambiente que envolvia as organizações era conservador e voltado para a manutenção do status quo. O ambiente não oferecia desafios devido ao relativo grau de certeza quanto ás