Trabalho Gestão de pessoas
Tema:
“Como a Gestão de Pessoas lida com as doenças ocupacionais do trabalho”
Introdução:
Nos últimos anos o número de trabalhadores afastados por doenças ocupacionais cresceu de modo alarmante, provocando grande repercussão e preocupação aos gestores de pessoas, pois é de seu conhecimento que os custos gerados são muito altos para as empresas.
A gestão de pessoas juntamente com a segurança do trabalho, são os setores que servem de apoio as demais áreas nos processos de seleção, remuneração, treinamento, motivação, prevenção, orientação e etc e deve se programar e criar estratégias para a prevenção das doenças ocupacionais, bem como gerenciar tal problema e gerar indicadores satisfatórios.
O presente trabalho traz uma pesquisa sobre a evolução da saúde ocupacional incluindo as principais doenças, estratégias da gestão de pessoas e da segurança para a prevenção de doenças ocupacionais e estudos de caso de áreas diversas.
História Saúde no trabalho: Linha do tempo
Em 2008, 4% dos 32,5 milhões de trabalhadores brasileiros receberam o auxílio-doença – benefício concedido pelo Ministério da Previdência Social a quem recebe atestado médico por mais de 15 dias consecutivos.
O custo aos cofres públicos foi de R$ 669 milhões segundo pesquisa realizada em 2011 por Anadergh Barbosa-Branco - Universidade de Brasilia. Fonte: www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=4834 acessado em 09/04/2014 as 09:20 hr
Principais doenças que causam afastamento no trabalho
1956 – Primeiro livro Publicado por Gerge Bauer onde demonstrou que o trabalho pode ser um causador de doenças.
1967 – Primeira monografia sobre relações entre o trabalho e doenças, o autor demonstra o relacionamento entre as substancias manuseadas no trabalho que são causadoras de doença, o estudo foi feito sobre a extração do mercúrio.
1700 – Publicado um livro na Itália pelo médico Ramazzini que teve grande repercursão no mundo