Gestão Educacional
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS
ALUNA: ERICA DA SILVA
Atividade- Do diretor ao gestor: um passeio pela história recente da administração educacional no Brasil
Trabalho Parcial apresentado a disciplina Gestão Educacional, ministrada pela Professora Maria da Salete Barbosa do Curso de Pedagogia, como exigência de avaliação do Período 2014.1 tarde.
João Pessoa – PB
Julho 2014
“Entre estas questões estão: a compreensão do impacto das políticas públicas educacionais no contexto escolar, a compreensão dos conceitos de descentralização e de democracia, uma vez que a gestão escolar na maior parte das escolas é tida como “descentralizada” e “democrática”.
Temos claros os limites do presente livro, cujo objetivo é a análise do Estágio em Gestão nos cursos de formação de professores para a educação básica, mas para mostrar que a tendência à descentralização das políticas federais de educação já estava presente antes mesmo da reforma educativa da década de 1990, torna-se imprescindível uma breve contextualização histórica. ”(pág. 18)
“A partir da legislação, várias políticas públicas e ações para a implantação da gestão democrática nas escolas públicas foram criadas nos âmbitos federal, estadual e municipal. Entre elas, podemos citar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que previa atuação direta dos conselhos escolares e conselhos municipais de educação, o estímulo à eleição direta das equipes gestoras, à construção dos projetos político- pedagógicos e regimentos escolares.” (pág.22)
“Sistemas, redes e escolas foram fortemente influenciados pelas novas determinações. Vocábulos e expressões como descentralização da administração ou da gestão, gestão democrática, gestor, entre outros, começaram a ganhar evidência no cenário educacional brasileiro, em especial a partir dos textos legais que retomavam o já previsto no art. 206 da Constituição Federal