Trabalho De Gestao Da Qualidade E Produtividade
Trabalho de Gestão da Qualidade e Produtividade:
Diagrama de Causa e Efeito
.
Alunos: Moniele, Peterson e Thiago G.
Cachoeiro de Itapemirim-ES
21/08/2014
Introdução
O diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe foi criado pelo engenheiro químico ‘’Kaoru Ishikawa’’ que desenvolveu essa ferramenta gráfica e sintética através de uma Ideia básica, onde as pessoas pensam sobre as causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra no setor produtivo.
Desenvolvimento
As empresas que preferem ir além dos padrões convencionais, podem identificar e demonstrar em diagramas específicos à origem de cada uma das causas e efeitos. Para montar o diagrama segue-se um procedimento de reunir as pessoas em time para realizar um braimstorming, que significa uma tempestade de ideias, para levantar as causas que originam um problema. O diagrama de Ishikawa também pode ser denominado como diagrama de causa e efeito, onde o mesmo quando elaborado, possui características de uma espinha de peixe, por isso é conhecido por este nome.
O diagrama espinha de peixe é uma das ferramentas da qualidade utilizada para gerenciar o controle de qualidade, e a sua composição leva em consideração de que as causas do problemas podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos:
Método – É o método utilizado para executar o trabalho ou um procedimento.
Matéria-prima – A matéria prima utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas.
Mão de Obra – A pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas.
Máquinas – Muitos problemas são derivados de falhas de máquinas. Isto pode ser causado por falta de manutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada.
Medida – Qualquer decisão tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema.
Meio Ambiente – O ambiente pode favorecer a