Trabalho De Gerenciamento
Faculdade De Ciências Exatas E De Tecnologia
Curso De Engenharia Ambiental
ESTUDO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS EM PROCESSOS PRODUTIVOS
Alunos: Ana Paula Pereira – 11112210 Camila Caldeira – Luiz Felipe –
Suellen Sobrinho – 11112203
Orientador: Gilberto da Silva
BELO HORIZONTE
2014.2
1. Resíduos Sólidos Urbanos
Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades.
No Brasil, os resíduos sólidos são classificados pela Norma NBR nº 10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305 de agosto de 2010.Responsabilidade pelo gerenciamento dos resíduos é do poder público, das empresas e da população, sendo, portanto, uma responsabilidade compartilhada em que todos os segmentos devem cumprir o que se prevê na lei.
A lei estabelece prioridade para a não geração dos resíduos no processo de gestão visando ao não desperdício e a possibilidade de reduzir e reutilizar o resíduo gerado. Todos os municípios deverão ter coleta seletiva, estabelecendo a participação das cooperativas de catadores para que ocorra a separação e correta destinação dos resíduos recicláveis, sendo destinado aos aterros sanitários apenas os rejeitos.
Define rejeito, como resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada.
2. Legislações pertinentes
NBR 12808 - Resíduos de serviços de saúde.
São os resíduos gerados em hospitais, clínicas médicas e veterinárias, laboratórios de análises clínicas, farmácias, centros de saúde e consultórios odontológicos. Esses resíduos podem ser agrupados em:
Resíduos comuns: compreendem