1
A psicopatologia é uma área do conhecimento que tem como objetivo estudar os estados psíquicos que são relacionados ao sofrimento mental de um indivíduo, como busca entender e ajudar os profissionais que são assolados por esses distúrbios.
2. O que é a psicopatologia do trabalho?
A psicopatologia do trabalho é o desconforto e as formas de defesa adotada pelos trabalhadores, perante a organização do trabalho imposta pelas empresas, bem como as consequências de tal situação para os trabalhadores, para a própria empresa e para a sociedade como um todo.
3. O que a psicopatologia do trabalho estuda?
A Psicopatologia do trabalho estuda o sofrimento e as formas de defesa adotadas pelos trabalhadores, frente a uma organização, ou seja, estuda os transtornos mentais relacionados ao ambiente de trabalho.
4. Como as escolas psicológicas (psicanálise, humanismo, behaviorismo, gestalt) entendem o assunto motivação?
Para a Gestalt, a motivação vem para enfatizar a determinação, percepção e comportamento do indivíduo; para o Behaviorismo, a motivação vem através do condicionamento do indivíduo a estímulos externos e hábitos gerados por ação do indivíduo; para a Psicanálise, a motivação vem com a obtenção do prazer através da redução ou extinção da tensão e para o Humanismo, a motivação vem dos estímulos internos e/ou externos de recompensa ou punição de acordo com a necessidade do indivíduo.
5. O que a teoria das necessidades de Maslow afirma? Quais e como são os níveis propostos por Maslow na sua teoria?
A teoria das necessidades de Maslow afirma que a satisfação das necessidades humanas é importante para a saúde física e mental do funcionário, pois elas estão dispostas em uma hierarquia que inclui necessidades físicas, sociais e psicológicas.
O primeiro nível inclui as necessidades básicas (fisiológicas) quanto à sobrevivência, como ar, água, comida, sono, etc.
O segundo nível consiste nas necessidades de segurança quanto à proteção de