Tipo de familias monoparentais
As famílias monoparentais podem ser constituídas por pais viúvos, pais solteiros que criam seus próprios filhos ou filhos adotados, mulheres que utilizam técnicas de inseminação artificial e por fim pais separados e divorciados.
Isso porque essas famílias podem se originar por mero acaso como nos casos de viuvez, ou simplesmente como fruto da vontade.
O primeiro fator responsável pelo fenômeno monoparental é a liberdade com que as pessoas se unem e desunem, seja através de formalidades estabelecidas, como decorre do casamento, seja de maneira informal, como acontece a união estável.
O tipo de família monoparental mais antigo é a em relação aos pais viúvos, isso se deve a eventualidade, pois quando um dos cônjuges falece, forma-se de uma maneira forçada uma família monoparental. Tendo em vista, que não se considera formação de família monoparental a morte de pai ou mãe quando os filhos já estão criados e possuem família própria.
Vale destacar que há muito tempo já existe a família monoparental nos casos de falecimento de um dos cônjuges, porem o reconhecimento dessa família veio dar legalidade as formações que decorrem da vontade voluntaria das pessoas e não do acaso.
Em relação ao monoparetal formada por ame solteira, pode existir aquela mulher que engravida acidetalemente e se vê obrigada a assumir a criança, como aquela que deseja engravidar e as vezes sem que o parceiro saiba, engravida e cria o filho sozinha.
No que se refere a família monoparental por adoção, o eca permite a adoção por apenas uma pessoa, independente do estado civil, desde que obedeça os requisitos do art. 42 paragrafo 3º, que estabelece que o adotante tenha mais de vinte e um anos e maior de dezesseis anos em relação ao adotado.
Quanto aos pais separados ou divorciados, ocorre a transição de uma família biparental para um família monoparental. De todas as espécies de família monoparental, essa é a que garante melhores condições econômicas pelo fato do