uma analise da familia contemporanea
SERVIÇO SOCIAL
IONE CONCEIÇÃO DE MENEZES
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Barreiras-BA
2013
IONE CONCEIÇÃO DE MENEZES
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social na UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia Social, Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II.
Prof. Lisnéia Rampazzo, Adarly Rosana, Márcia Bastos e Sérgio Goes.
Barreiras-BA
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Com uma sociedade visivelmente evoluída surgiram diversos tipos de famílias, dentre as quais algumas se destacaram e outras se modernizaram. Esse trabalho é resultado da análise do artigo de Cássia Maria Carloto: “A chefia familiar feminina nas famílias monoparentais em situação de extrema pobreza”, que trata sobre uma realidade bastante evidente no Brasil nos dias atuais.
Outras referências foram utilizadas também para enriquecer o texto e servirem como base para a observação de quais rumos os novos conceitos de família podem acarretar na vida de uma criança, e que efeito essas instituições podem causar numa sociedade que a cada dia que passa também se transforma.
Colocando a família monoparental em foco, será observado um paralelo entre ela e em o que a sociedade prega como conceito de família correta, bem como os valores a serem relevados para a permanência estrutural das famílias e para que elas obtenham sucesso no enfrentamento de obstáculos e saibam encarar transformações como o rompimento do seu modelo familiar para o surgimento de outro presente entre os novos tipos de família contemporânea.
2. A HISTÓRIA DA FAMÍLIA
A família é uma instituição histórica que sofreu diversas modificações ao longo da