Artigo 0068 032 2004
Equivalentes de Redes Elétricas para
Cálculo de Transitórios Eletromagnéticos no Programa ATP
L. C. Zanetta Jr., C. E. M. Pereira, PEA-USP e A. A. C. Arruda, CTEEP
Resumo - O presente projeto tem como objetivo a implementação de um aplicativo para obtenção de equivalentes para a simulação de transitórios eletromagnéticos com o programa ATP.
O aplicativo desenvolvido gerencia as tarefas de obtenção da rede equivalente com as tensões internas dos equivalentes para a terra ajustados de modo a reproduzir aproximadamente os valores de fluxo de potência e tensão de um caso escolhido no formato do programa Anarede.
Essa rede equivalente é obtida a partir de arquivos de entrada no formato Anafas e Anarede, sendo esses programas chamados pelo aplicativo desenvolvido para gerar os equivalentes e executar o fluxo de potência no qual será baseado o ajuste de tensões internas.
Palavras-chave—Equivalentes, curto-circuito, fluxo de potência, transitórios eletromagnéticos.
I. INTRODUÇÃO
A obtenção de equivalentes de curto-circuito de uma determinada região de uma rede elétrica é normalmente uma tarefa árdua, mas indispensável para que se possa realizar estudos de transitórios eletromagnéticos com programas como o ATP.
Essa dificuldade ocorre, pois ao contrário do que ocorre com os programas de curto circuito e fluxo de potência, como o Anafas e o Anarede, nos quais o sistema completo é modelado e utilizado nos cálculos, no programa ATP é inviável o modelamento e simulação de todo o sistema, em termos de disponibilidade e tempo de preparação dos dados e também devido à capacidade do programa ATP e tempo de processamento. Conforme o número de barras que se deseja equivalentar, a tarefa de obtenção dos equivalentes e ajuste das tensões internas de forma a aproximar o fluxo de potência obtido no
ATP ao fluxo de potência obtido a partir do caso Anarede, pode demorar vários dias ou mesmo semanas, e no caso de alteração no conjunto de barras retidas, no caso de fluxo, no ano do