trabalho de geologia
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DOUGLAS MARTINS
JOÃO PEDRO WIERZYNSKI
RELATÓRIO DA SAÍDA DE CAMPO – GEOLOGIA DA ENGENHARIA
SÃO LEOPOLDO
2014
Sumário
Introdução 3
Geologia do Rio Grande do Sul 4
Terrenos Pré-Cambrianos 7
Bacia do Paraná 8
Cobertura Sedimentar Cenozóica 10
Descrições dos afloramentos 12
1° Visita a pedreira Henrique J. Thomazelli & CIA. 12
2° Visita a obra. 15
3° Visita a uma mina artificial. 18
Conclusão 21
Bibliografia 22
Anexos 23
Introdução
Neste trabalho nós vamos falar sobre a geologia do Rio Grande do Sul, que tem como domínio: Terrenos Pré-cambrianos, Cobertura de Sedimentos Cenozoicos e Bacia do Paraná.
Nós também iremos descrever dois afloramentos (pedreira, ) que visitamos no dia 25/10/2014 e a mina, onde vamos falar um pouco de alguns minerais e da sua utilização na construção civil.
Geologia do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul está localizado em sua grande parte sobre a Bacia Sedimentar do Paraná, a geologia regional foi descrita com resultado de diversos processos que ocorreram nas diferentes eras e períodos, os quais são: movimentação e colisão de placas tectônicas, transgressões e regressões marinhas, as extrusões de lavas dos vulcões e etc, todos estes processos influenciaram na formação do estado do Rio Grande do Sul (RS).
O Planalto Meridional ou Serra Geral caracteriza-se por uma sequência espessa de rochas basálticas oriundo de derrames magmáticos ocorridos entre 115 e 140 Ma da era Mesozóica, podendo ser encontrados intervalos de 1.0 anos entre um e outro, chegando a uma sequência de até 30 derrames de lava.
A formação da Serra geral pode ser considerada como uma grande sequência de lava continental que cobriu unidades sedimentares da Bacia do Paraná, sendo que primeiramente derramou sobre a formação Botucatu. Estas atividades vulcânicas têm sido consideradas como um dos maiores eventos magmáticos