TRABALHO DE GEOLOGIA
NOME: CARLA PRECIOSA DE CARVALHO LEITÃO RIBEIRO
TEMA: A ESTRUTURA DA TERRA
CLASSE: 11ª
TURMA: A
PROF: KITEQUE
ÍNDICE
1. Introdução
2. Estrutura interior da terra
2.1. Estrutura
2.2. Núcleo
2.3. Crosta
2.4. Atmosfera
3. Ciclo das rochas
3.1. Transição metamórfica
3.2. Placas tectônicas
4. Minerais
4.1. Designação dos minerais
4.2. Classificação dos minerais
4.3. Utilização dos minerais pelo homem
5. Conclusão
6. Bibliografia
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos retratar sobre a estrutura da terra, saberemos como ela está estruturada, qual a sua composição, etc.
Falaremos também sobre os minerais, sobre a sua constituição, designação, classificação e como eles são utilizados pelo homem.
Por último mas não menos importante, desenvolveremos um pouco sobre o ciclo das rochas, a transição metamórfica e sobre a placa tetônica.
ESTRUTURA INTERIOR DA TERRA
A Terra é constituída basicamente por três camadas :
Crosta - Camada superficial sólida que envolve a Terra. Tem em média de 30 a 40 km de espessura, mas pode ser bem mais fina ou chegar a até 70km.
Manto - Camada viscosa a seguir a crosta. É formada por vários tipos de rochas siliciosas ricas em ferro e magnésio, que, devido às altas temperaturas, encontram-se em um estado complexo que mistura materiais fundidos e sólidos e recebe o nome de magma. Vai até os 2900 km de profundidade.
Núcleo - É a parte central do planeta. Acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas. Possui duas partes:
Núcleo externo: Líquido – de 2900 a 5150 km.
Núcleo interno: Sólido, devido à altíssima pressão – até 6371 km.
Tanto entre a crosta e o manto como entre o manto e o núcleo existem zonas intermediárias de separação, as chamadas descontinuidades. Entre a crosta e o manto há a descontinuidade de Mohorovicic, e entre o manto e o núcleo, existe a descontinuidade de Gutenberg. Os limites dessas camadas são definidos